jobbollogo
Classificados gratuito de empregos e estágios
Página inicial
Últimas vagas adicionadas

Como se Destacar na Entrevista de Emprego

Sábado, 28 de novembro de 2020
Numa esfera amplamente competitiva como a do mercado de trabalho brasileiro, vale a pena dar atenção a cada detalhe na hora da entrevista para se destacar. Confira essas dicas que preparamos pra te ajudar!
como-se-destacar-na-entrevista-de-emprego

Nos dias atuais é natural procurarmos nos destacar no mercado de trabalho, o que torna as seleções de trabalho mais complexas e competitivas, pois muitos são os que se dedicam para chamar atenção dos recrutadores. 

Essa complexidade é um grande empecilho para maioria, e por esse motivo fizemos esse artigo para poder te ajudar a se destacar na entrevista de emprego, mostrando o melhor de suas qualidades.

Primeiramente antes de qualquer entrevista de emprego você deve estudar. Estude sobre a vaga e a empresa, o nível de qualificação e as habilidades necessárias. O diferencial de já ter um estudo prévio da organização na hora de questionamentos ou mesmo na hora de falar sobre você faz com que se destacar na entrevista de emprego.  



Após conhecer a empresa, pense em o que tem a oferecer a ela, una suas ideias com a missão da organização, encontre seus pontos em comum com a instituição e a vaga a qual estiver concorrendo. Perguntas como “Qual o diferencial que tem a oferecer para nossa empresa se for elegido essa para vaga?” Podem ser feitas e quanto mais conhecimento sobre a empresa tiver melhor sua resposta será.

O fator que cria maior relevância em uma entrevista é a harmonização de suas aptidões com as que o recrutador procura. Claro que também são fundamentais os seus conhecimentos técnicos e as suas conquistas profissionais.

Uma boa estratégia para se destacar é tentar fazer o clima ficar agradável entre você e o entrevistador, pois a entrevista não será apenas um simples diálogo, mas um teste, não trate o seu recrutador como se fosse seu amigo de longa data, mas também não o trate como um extremo desconhecido. O segredo é agir naturalmente, o recrutador está lá para te analisar e ele é especialista nisso, consequentemente ele fará você se sentir mais à vontade e examiná-lo.

Outro ponto importante é ser positivo, sendo uma maneira de causar uma boa impressão, ao transparecer positividade você passa a imagem de ser uma pessoa otimista e confiante. Se está na dúvida de como parecer mais positivo treine com alguém, fale para ela perguntar coisas básicas, tente responder com uma frase não muito curta e tente ser o mais positivo e confiante, mas claro sem parecer esnobe. 

Mais um fator essencial para se destacar é a pontualidade. A pontualidade é bastante solicitada e bem vista pelos recrutadores, já que isso mostra interesse e organização de tempo. Portanto evite atrasar a todo custo. Porém lembre-se que chegar mais de 15 minutos antes pode mostrar excesso de ansiedade, isso pode ser mal visto pelo entrevistador.

Ao falar sobre si mesmo fale coisas relacionadas a sua carreira e suas habilidades, evite falar sobre sua vida pessoal a menos que o que diga tiver relação com o trabalho a ser desempenhado, afinal você foi na entrevista para conquistar uma vaga profissional, comentários como “tenho que sustentar minha família” ou “não consigo pagar a escola do meu filho” podem te desclassificar automaticamente. 

Faça com que o recrutador veja como você vai fazer o diferencial naquela empresa, seja a partir de uma habilidade, uma experiência ou curso que você tenha feito, portanto fale sobre eles, sobre suas conquistas e planos realizados em organizações anteriores. 

De valor a suas habilidades e qualidades, você precisa estar preparado para falar sobre como lida com suas imperfeições, como por exemplo a ansiedade. Na entrevista muito provavelmente o recrutador ira questionar sobre seus pontos fortes, aproveite para falar além deles não só em sua personalidade, mas também em suas características profissionais, ao final tente comprovar tais qualidades a partir de feedbacks por exemplo. 

Você deve falar desde suas experiências, seus idiomas e formação até as suas competências comportamentais. Conquiste o interesse de seu entrevistador. Quanto mais você exemplificar, trazendo tais comportamentos e competências, citando situações reais e seus resultados concretos. Detalhe os quanto puder, diga datas, números, conte os resultados, quanto mais detalhes dizer mais segurança passará. 

Falar sobre remuneração é uma forma de mostrar interesse pela vaga, mas não exija determinado valor, fale sobre as antigas remunerações mostre flexibilidade quanto ao assunto. Tenha conhecimento sobre qual é a remuneração média da função pretendida, seja versátil e negocie, venda o seu peixe.

Seguindo esta, além de outras dicas que você pode conferir aqui mesmo, sua vaga na empresa pretendida estará bem encaminhada. Muito além de sua formação profissional, é preciso deixar claro ao que você veio, demonstrando ao entrevistador confiança, segurança e seriedade.

Se destacar na entrevista de emprego de emprego não é um bicho de sete cabeça, basta você estar preparado e qualificado para o que a vaga pede. Então, o que está esperando para conquistar sua vaga agora mesmo? Siga as nossas dicas e surpreenda o recrutador com uma entrevista perfeita!

  • https://office.jobbol.com.br/wp/wp-content/uploads/como-de-destacar-na-entrevista-de-emprego.jpg
    como-de-destacar-na-entrevista-de-emprego
  • : Rio de Janeiro
  • : Marcelo