Site 100% Gratuito!
Maximize as possibilidades
Simples! Digite assunto ou uma empresa...



O que evitar em seu perfil no LinkedIn

Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018

Reunimos algumas dicas para você extrair o melhor dessa rede social profissional que abre portas. O LinkedIn.






O LinkedIn é uma das maiores redes sociais profissionais que existem, contando até mesmo com tradução e suporte em português a partir do ano de 2010, período em que teve um grande crescimento dentro do Brasil.
A relevância que a plataforma ganhou foi tanta, que no ano de 2013, o LinkedIn já contava com cerca de 10 milhões de usuários somente em nosso país, sendo que em 2015 o número dobrou, passando para 20 milhões.
Contudo, boa parcela de quem utiliza a rede social aqui ainda não se habituou com o seu formato, utilizando-a de um modo muito básico. O principal erro aqui é não como se expor, demonstrar a quem está procurando um bom colaborador que você é à pessoa certa.
E, relacionado a isso, está o uso incorreto de alguns termos que muitos costumam colocar em seus perfis e descrições, um espaço dedicado para que você faça um anuncio de si mesmo, ou seja, quem é você, o que você faz e poder vir a fazer e os motivos pelos quais devem lhe contratar.
Sendo assim, mais do que saber o que colocar, é necessário entender quais termos evitar no LinkedIn. Contudo, a boa noticia é que é possível realizar uma melhoria em seu marketing pessoal, procurando dar uma característica mais profissional em seu perfil.
E pensando nisso iremos mostrar para você alguns aspectos para evitar em seu perfil no LinkedIn, para que seja possível se destacar dentro dessa rede social profissional.

As abreviações

Umas das coisas que mais se destacaram com a evolução da internet e conexão entre as pessoas foram às abreviações de diversos termos diferentes, a mais utilizada entre nos brasileiros certamente é o “vc”, abreviação de você.
Quando se trata de um ambiente informar, onde conversamos com amigos e conhecidos, não há problema algum em utilizar abreviações. Contudo, o LinkedIn é uma rede profissional que procura conectar empresas à colaboradores, e por essa razão, é necessário demonstrar profissionalismo e afastar-se das abreviações de termos que utilizamos na língua portuguesa.

Destacar habilidades “comuns”

Em seu perfil deixe espaço para colocar e destacar suas habilidades que condigam com seu carreira profissional, então evite destacar habilidades que, provavelmente, qualquer um deve saber, como, por exemplo, realizar pesquisas na internet, ou organizar sua rede social.
Procure ser o mais profissional possível desde o inicio, sempre destacando habilidades como Língua Inglesa, Web Design, Ilustrador, entre outras que irão te colocar a frente da concorrência.

Mentir sobre suas experiências e habilidades

É extremamente prejudicial para sua imagem mentir a respeito de alguma experiência que você não teve ou alguma habilidade que não domina, pois, certamente, você poderá ser descoberto futuramente, além de tal fato ser uma grande falta de ética profissional.
E isso vale também para informações pessoais, nunca coloque nada que não seja verdadeiro dentro do seu perfil, pois você irá ser confrontado sobre isso mais tarde.
É importante ser sincero a respeito de suas habilidades e experiências, mesmo que você ainda não tenha trabalhado em nenhuma empresa. Caso não saiba como conseguir uma vaga de emprego sem ainda ter experiência, nós já escrevemos algumas dicas sobre como fazer isso, que você pode conferir aqui.

Não conecte outras redes sociais ao LinkedIn

Rede profissional é para sua carreira e vida profissional, e rede social para interação social com amigos e familiares, nada de conectar uma coisa à outra. Mesmo que o LinkedIn possibilite uma sincronização com seu perfil do Facebook, evite fazer isso, para não misturar seus contatos profissionais e pessoais.
Certamente você deve evitar que seus contatos profissionais saibam de tudo que acontece em sua vida, onde você esteve no final de semana passa, o que você estava vestindo, ou quais festas e baladas você frequenta, então deixa cada rede social em seu devido lugar.

Evite os clichês, seja original

Chega de dizer que seu maior defeito é se perfeccionista, ou mesmo que um grande ponto positivo seu é que consegue trabalhar com outras pessoas, ou mesmo que a vaga ofertada foi feita para você. Utilize o máximo de sua criatividade para mostrar em seu perfil um diferencial de verdade.
Tente destacar os casos em que você foi bem sucedido no que fez, ou mesmo as soluções criativas que encontrou para problemas complexos em outras instituições e as boas experiências profissionais que você já teve. Alinhe isso com suas habilidades essenciais para sua carreira e tente fugir de temas banais, como coisas que você costuma fazer nas férias ou fins de semana. É preciso entender que o LinkedIn é uma rede social profissional, e não para interação social.

Criticas a antigos empregadores

Evite fazer critica para antigos empregadores por qualquer motivo, mesmo que você tenha razão. Procure sempre destacar seus pontos positivos e o que de relevante você fez em cada emprego.
Da mesma forma, você não deve falar mal de colegas com os quais conviveu, não ocupe um espaço relevante com criticas à quem já não faz parte de sua vida profissional.

Não floreie alto-elogios

Sim, nos dizemos para você destacar seus pontos positivos, habilidades e experiências, mas você deve fazer isso do melhor modo possível, sendo o mais humilde possível. Evite “se vender demais”. Mais uma vez caímos nos clichês de dizer que você nasceu para aquela função, ou que essa vaga foi feita para você.
Modéstia, sinceridade e humildade são características valorizadas por muitas empresas, e isso pode contar como uma excelente característica sua.

Com tudo que foi apontado aqui você certamente conseguirá tirar o maior proveito possível do LinkedIn, e utilizá-lo como uma ferramenta potencializadora do seu marketing profissional e pessoal.
Agora que você sabe o que evitar em seu perfil do LinkedIn, que tal criar um agora mesmo? Ou quem sabe melhorar o que já existe. Independente do que for, você esta preparado para melhorar sua imagem em diversos círculos profissionais.



O jobbol não efetua seleções e recrutamentos, apenas disponibiliza as informações em caráter informativo.

Compartilhe esta oportunidade:
whatsapp
facebook
linkedin
twitter
google-plus
Link:
https://www.jobbol.com.br/blog/dicas/2018/05/18/o-que-evitar-em-seu-perfil-no-linkedin