Site 100% Gratuito!
Maximize as possibilidades
Simples! Digite assunto ou uma empresa...



10 erros comuns cometidos na entrevista

Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018

A hora da entrevista é um momento decisivo para a abertura da oportunidade, e pra te ajudar nessa, listamos os 10 erros mais comuns cometidos nessa fase importante.






Em uma entrevista de emprego o recrutador tem a possibilidade de observar a sua personalidade a partir de gestos, posturas, atitudes e de sua comunicação. Assim pode concluir se você possui o perfil ideal da empresa e para a determinada vaga que está sendo ofertada.

No entanto, apesar de suas aptidões e experiência, é possível que você não se encaixe nesse perfil por outras circunstâncias. Mas apenas o fato de ter uma entrevista agendada quer dizer que seu currículo chamou atenção do recrutador!

Você não sabe como se comportar em uma entrevista de emprego? Tem medo de cometer algum erro? Não sabe se foi realmente bem em uma entrevista? Confira então a essas 10 dicas a seguir sobre os erros que podem ser cometidos em uma entrevista de emprego.

 

1 – Não se vestir adequadamente

Por incrível que pareça esse é sim um dos fatores mais determinantes em uma entrevista de emprego. A primeira impressão é sim muito importante e chegar em uma entrevista com roupas muito casuais, extravagante ou ousadas com certeza irão te eliminar da seleção de imediato.

Então tome cuidado ao escolher o que vai vestir nesse dia, nada de roupas curtas, provocantes ou que chamem demasiada atenção. Dependendo da empresa é necessário vestir-se de maneira mais formal possível, algumas empresas não demandam mais do que uma boa calça jeans, uma blusa formal e um sapato fechado. Evite também exagerar nos acessórios, no perfume ou na maquiagem.

Muitas vezes ter piercings e tatuagens a mostra causa uma má impressão (não quer dizer que você está fazendo algo errado e é uma má pessoa), por via da dúvida é melhor não deixar a mostra. Assim como a vestimenta é importante demonstrar higiene, tome cuidado para não ir com cabelo despenteado, barba por fazer ou unhas sujas por exemplo.

Caso tenha dificuldade para decidir que roupa vestir faça uma visita na empresa, observe como as pessoas se vestem e vá com algo similar.

 

2- Ter fluidez na comunicação

A segunda coisa essencial é possuir uma boa comunicação. Quando mais desenvoltura você possuir durante a conversa mais chances você possui de ser contratado. Alguns atos durante a conversa podem ser prejudiciais para uma comunicação satisfatória.

Ser agradável em excesso pode sim ser um fator condenável, pois pode passar uma imagem de bajulação ou atrevimento, o ideal é que você seja respeitoso e moderado. Outro caso é o uso de gírias que possam prejudicar o entendimento do diálogo.

 

3- Não menospreze seu antigo empregador

Nunca fale coisas ruins sobre seu antigo empregador, não importa as situações passadas ou seu ressentimento. Detalhes e críticas sobre empregos anteriores passa uma imagem de ingratidão, infantilidade e antiética. É suficiente apenas dizer quais foram seus aprendizados.

 

4 – Não ser honesto

Não minta sobre suas aptidões, talvez você já tenha lido nosso artigo sobre “Como fazer um currículo chamar a atenção do recrutador onde falamos que é importante ser honesto e não inventar habilidades e experiências que você não possui. Isso pode acabar te “manchando” na entrevista, ao mentir sobre um idioma, por exemplo, dispõe ao recrutador a possibilidade de conversar com você nesse idioma e se tiver mentido acabará sendo pego.

 

5- Não chegue atrasado

A pontualidade gera uma ótima impressão assim como o contrário também acontece, ao não ser pontual você pode acabar demonstrando irresponsabilidade e falta de interesse. Um simples aviso prévio sobre um possível atraso é o suficiente para mostrar seu interesse e preocupação com a entrevista. Mas o ideal é chegar no máximo 15 minutos antes do horário marcado.

 

6 – Comunicação ‘Miserável’

Como dissemos antes a comunicação é essencial para conseguir se sair bem em uma entrevista, mas além da fluidez você também precisa ficar atento a comunicação gestual, de um aperto de mão firme, olhe sempre nos olhos isso mostra seu interesse no momento e não gesticule demais com as mãos. Lembre-se que você também deve ouvir seu entrevistador, não fale sem parar, assim como também não é interessante falar pouco, seja objetivo e simples mas tenha espontaneidade.

 

7- Não demonstrar nenhum interesse

Normalmente achamos que se perguntarmos alguma coisa estaremos mostrando nossa falta de conhecimento, mas esse é um pensamento errôneo uma vez que não perguntar nada manifesta falta de entusiasmo e curiosidade pela vaga em questão. Mostre seu interesse pelas atividades do seu possível futuro organizacional naquela empresa.

Faça perguntas como as funções que serão desempenhadas e como funciona o dia a dia da organização. Após isso pergunte sobre seus benefícios e remuneração caso não tenham sido especificados. Mas fique atento, não faça perguntas desnecessárias ou fúteis e evite responder com menos de 2 palavras como por exemplo “sim” e “entendo”, seja mais expressivo.

 

8- Não vá despreparado

É fundamental ter algum conhecimento sobre a empresa e sua atuação, não possuir a mínima ideia irá te desqualificar pois muitos recrutadores o questionam sobre questões referente a empresa para analisar o seu grau de curiosidade. Essa é uma tática do RH de eliminar candidatos que só estão à procura da remuneração.

Tente achar informações como a missão da organização, sua história, princípios, concorrente e o que mais lhe parecer relevante.

 

9 – Não contrarie a empresa

Quando estiver pesquisando sobre a organização é provável que acabe se deparando com alguma notícia ou comentário negativo sobre a empresa em questão. Todavia se você quer apesar de tudo trabalhar nessa empresa então evite tocar nesses assuntos com o recrutador. O objetivo da entrevista é impressioná-lo não o pressionar.

 

10 – Tenha controle emocional

Por último, mas não menos importante, é preciso que você tenha um controle emocional na hora da entrevista. Não demonstre nervosismo, evite dispersar sua atenção com qualquer bobagem ou mesmo demonstrar que não está confortável naquele ambiente.

É comum sentir-se pressionado, mas é importante contornar isso e mostrar ao entrevistador que você sabe lidar com essa pressão, com confiança e objetividade, o que certamente o colocará a frente de muitos concorrentes.

 

Seguindo essas dicas, a sua vaga no emprego pretendido vai estar bem encaminhada. Então prepare seu currículo, treine sua entrevista e conquiste a vaga dos seus sonhos!

Por: Alice Atalla



O jobbol não efetua seleções e recrutamentos, apenas disponibiliza as informações em caráter informativo.

Compartilhe esta oportunidade:
whatsapp
facebook
linkedin
twitter
google-plus
Link:
https://www.jobbol.com.br/blog/dicas/2018/06/25/10-erros-comuns-cometidos-na-entrevista