Quais defeitos citar quando questionado na entrevista

Na entrevista, é quase que certo que o recrutador olhará nos seus olhos e te questionará sobre suas qualidade e defeitos. Saiba o que falar.


Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019

Muitos têm o conhecimento que a pergunta “quais são suas qualidades e defeitos” é uma das mais recorrentes em uma entrevista de emprego, por isso é importante estar preparado para respondê-la. Nesse artigo falaremos sobre o que responder ou não quando perguntado sobre seus maiores defeitos.
Quando o recrutador faz essa pergunta ele tem como objetivo testar sua sinceridade, como você se vê e claro se o seu defeito não irá atrapalhar as funções da empresa. Por isso essa pergunta pode dificultar a sua conquista da vaga.
Comentar e listar suas qualidades pode parecer mais simples do que responder sobre seus defeitos, mas isso não é uma verdade total, veja o artigo onde falamos sobre qualidade, Quais Qualidades Mencionar Em Uma Entrevista De Emprego.
Algumas dicas de como se comportar ao responder quais dos são os seus defeitos são:

Dar a resposta certa

– A realidade é que não existe uma resposta 100% certa, você precisa na realidade demonstrar que tem determinação e garra para mudar, caso necessário. Uma boa dica é usar seus defeitos ao seu favor, mostrando como determinado defeito pode agregar na vaga em que concorre.

Mostre que sabe contornar

– Algo que é visto com admirável é o fato de se conseguir ver o problema e conseguir resolver. Então ao falar de um defeito demonstra também que sabe contorna-lo, mostre que consegue superar seu defeito.

Demonstre superação

– É interessante também citar os defeitos que você possuía anteriormente e que conseguiu superá-los.

Seja diferente

– Não responda defeitos clichês como ser perfeccionista. Se for apontar essa característica como defeito transforme esse defeito em uma qualidade, falando coisas como: tenho muito foco em meu objetivo final.

Exemplos de respostas

Não sou tão organizado quanto gostaria, mas estou encontrando formas de otimizar meu tempo e atividades, e isso já me ajudou muito a manter-me mais organizado.

Às vezes eu me concentro demais em uma tarefa, e dedico muito tempo à ela, seja da minha função ou alguma tarefa delegada. Mas nunca atraso os prazos, gosto de verificar várias vezes se tudo está no devido lugar.

A matemática nunca foi meu forte, mas estou trabalhando para melhorar esse aspecto, e já tive bons resultados.

Quando mais novo, eu quase sempre deixava algumas coisas para fazer em cima da hora, achava que atuava melhor quando pressionado. Mas venho aprendendo a gerenciar meu tempo e ser mais eficiente.

Defeitos que podem ser citados

  Ter medo de falar em público

– Esse é um defeito que muitas pessoas possuem, se você é uma delas ao fazer a entrevista diga que está tentando contornar esse medo e como está fazendo isso.

  Timidez

– Esse é um defeito que apenas é bem-vindo em trabalhos em que não demandam a comunicação com clientes, como uma vaga de vendedor demanda.

  Ser tagarela

– Esse pode ser um defeito que se transforma em uma qualidade quando se tratando de uma vaga que demande contato com um cliente, por exemplo.

  Hiperativo

– Se for um defeito seu não se esqueça de dizer que apesar de ser hiperativo sabe manter o foco quando necessário.

  Exigente

– A exigência é outro defeito que pode se tornar uma qualidade, ao mencioná-lo diga que passa o seu tempo para fazer determinadas tarefas com excelência.

  Organização

– Outro defeito que também pode ser visto como qualidade é a organização.

Defeitos que é melhor evitar falar

É preciso ter cuidado em citar alguns defeitos em sua entrevista, pois pode dificultar a conquista da vaga, pois podem ser vistos com maus olhos, como o pessimismo, ‘fugir’ ao ter que tomar uma ação, não ser responsável, não ter competência em determinada atividade que é pedida pela vaga.
É claro que se você possuir tais defeitos como os citados acima e não menciona-los na entrevista de emprego, mas conseguir a vaga o ideal é não demonstrá-los durante sua carreira na empresa.
Lembre-se que se quer se tornar um profissional competente é preciso sempre buscar se elevar, melhorando o que sentir ser errado e o que te atrapalha no ambiente de trabalho.

Indique esta postagem

whatsapp
facebook
linkedin
twitter


Veja também



ir para rodape


Jobbol 2019 - Todos direitos reservados.
A melhor comunidade colaborativa de vagas de empregos com Candidaturas Gratuitas do país.


Para uma melhor experiência de uso, este site utiliza cookies. Ao prosseguir com sua navegação você concorda. Saiba mais ›

googleverificado
googleverificado