Site 100% Gratuito!
Maximize as possibilidades
Simples! Digite assunto ou uma empresa...



Como fazer seu currículo chamar a atenção do recrutador

Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018

Conseguir despertar a curiosidade do recrutador no profissional que você é, é um desafio. Essa é tarefa do Currículo. Confira nossas dicas pra ter um Currículo que te destaque!






Você se pergunta por que não é chamado para as entrevistas depois de enviar seu currículo? Talvez isso aconteça por seu currículo estar mal elaborado e não causar um impacto no recrutador.

É muito importante se dedicar na elaboração de seu currículo. Muitas vezes ele é o primeiro meio de contato com o recrutador, então é essencial fazer causar uma boa primeira impressão onde você impõe sua presença e mostra ao que veio.

O currículo te leva para o caminho do êxito ou à ruína quando se procura o emprego ideal; a dificuldade fica maior ainda quando há diversos concorrentes e você precisa se destacar. Às vezes a falta de atenção faz passar despercebido algo importante para os recrutadores.

É imprescindível realizar as etapas a seguir para não passar em branco nessa primeira fase de avaliação onde o currículo deve chamar a atenção do recrutador dentre seus concorrentes.

Diante disso, confira as dicas a seguir para enfim ter a tão sonhada entrevista!

 

Primeiramente, apresente-se

Se você acha que para ‘fisgar’ a atenção do recrutador seja necessário decorar completamente seu currículo está enganado. Saiba que menos é mais. Opte pelo modelo mais limpo e objetivo, que seja organizado, padronizado, que não tenha muitas formatações que tornem o currículo desagradável ao se ler. Organizar as suas experiências e possíveis cursos em ordem cronológica também fará um grande diferencial durante a leitura.

Não coloque fotos, adicione poucos números pessoais, e não use saudações. Também tenha cuidado para não cometer erros de ortografia

 

Dados Básicos

Essencial que todo currículo contenha dados básicos como: nome, idade, endereço, curso, e-mail e telefone. Sem esses dados é bem provável que o recrutador nem leia o resto do seu currículo. Outra dica é usar um e-mail que tenha um visual profissional e não algo como “rafa.gatinha98@gmail.com”.

Colocar os idiomas que domina também valoriza seu currículo. Mas é importante dizer que se evite os autoelogios, não se autopromova pensando que isso vai te destacar, ao contrário apenas vai dar uma impressão negativa sobre sua personalidade.

Seja objetivo e verdadeiro, o que tem valor nesse momento são os assuntos profissionais, então não descreva características totalmente pessoais em seu currículo. Não minta quanto a suas aptidões e experiências, pois você correra o risco de ser descoberto, e nenhum recrutador contrata um candidato que mente quanto a isso. Além disso se a empresa realizar testes de habilidades o recrutador irá perceber que mentiu quanto as suas aptidões.

 

Consistência

Já ouviu falar que um currículo não pode conter mais do que apenas 2 páginas? Na realidade depende de sua experiência e conhecimentos, pois quanto mais conteúdo possuir mais complicado tentar comprimi-los.

É importante se atentar a não enxugar coisas essenciais apenas para caber em 2 páginas, caso tenha conteúdo significativos não há nada de errado em extrapolar esse “limite”.

Não tenha medo de escrever, é importante ter conteúdo. Selecione os melhores momentos, aqueles com maior destaque e faça um resumo deles. Passe uma rápida noção e deixe o recrutador curioso, faça a diferença, coloque experiências internacionais, palestras importantes que participou, trabalho voluntario, congressos e seu papel em projetos que tenham relação com a vaga.

Mas lembre-se, tenha bom senso sempre, não apenas “encha linguiça”.

 

Selecione as informações

O tempo que os recrutadores têm para ler seu currículo é muito curto, cerca de poucos segundos. Portanto as informações prioritárias devem vir logo no início, pode se fazer um resumo do restante do currículo para incitar a curiosidade.

Claro que é importante primeiramente colocar seu nome, contato, endereço. Assim como seu grau de escolaridade e cursos extras que te diferenciem.

 

Invista em palavras-chave

Na hora de escrever um currículo que chame atenção do recrutador é muito conveniente usar palavras-chave que apontem para o cargo desejado e estejam relacionadas aos interesses da empresa. Isso também auxilia o recrutador encontrar especificações que foram exigidas.

Se quiser se destacar o uso de palavras-chave que estejam ligadas a sua experiência para determinada vaga são de extrema relevância, principalmente se o recrutador fizer uma leitura dinâmica do currículo.

 

Referências fazem a diferença

O estudo e o desenvolvimento profissional têm grande relevância para se ter um bom currículo e destaque. A relevância se amplia se forem em instituições de grande influência. Mas se você não carregar esse prestigio apenas forneça informações que valorizem tais instituições.

Experiências curtas e que não acrescentem nada em sua carreira é aconselhável serem deixadas de lado. Pois experiências de curto prazo não são bem vistas pelo RH, podendo causar questões negativas sobre você, como: porque o concorrente ficou um período tão curto no cargo dessa determinada empresa?

 

Conteúdo atualizado

O que vai chamar maior atenção no seu currículo são os seus últimos feitos. O ideal é colocar as experiências mais recentes de atuação como os últimos 5 anos com destaque de seus papeis em cada trabalho e o período de permanência neles.  

A dica é não informar o motivo de sair da empresa ou ter sido demitido, nem seu ponto de vista pejorativo sobre determinada empresa.

Ao longo de sua carreira você irá adquirir novas experiências e fazer cursos, então sempre atualize seu currículo com essas novas informações.

 

Revisão do currículo

Por fim revise o conteúdo do seu currículo, não é aceitável deixar passar erros ortográficos e de concordância pois isso pode te prejudicar no processo seletivo. Revise quantas vezes forem necessárias, já que o fundamental é entregar algo que realmente chame atenção, e um currículo com escrita impecável é imprescindível.

 

Agora que você já sabe os principais fundamentos de como criar um currículo que chame a atenção do pessoal do RH, ou melhor, do recrutador, o que está esperando para se atualizar e conquistar aquela tão sonhada vaga? Deixe nos comentários o que achou e aprofunde seus conhecimentos lendo outros artigos aqui mesmo.

Por: Alice Atalla



O jobbol não efetua seleções e recrutamentos, apenas disponibiliza as informações em caráter informativo.

Compartilhe esta oportunidade:
whatsapp
facebook
linkedin
twitter
google-plus
Link:
https://www.jobbol.com.br/blog/dicas/2018/09/12/como-fazer-seu-curriculo-chamar-a-atencao-do-recrutador