Descrição do Cargo

Técnico em Segurança do Trabalho
Desenvolver ações preventivas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com normas regulamentadoras e princípios de saúde do trabalho.
Elaborar programas e planos de ações seguindo projeto de segurança para garantir a segurança no trabalho.
Avaliar os riscos profissionais a que estão expostos os trabalhadores e as formas de prevenção de acidentes de trabalho.
Conhecer a organização e funcionamento da CIPA – comissão interna e prevenção de acidentes (caso necessário).
Conhecer, aplicar e interpretar a legislação e normas técnicas de segurança do trabalho.
Conhecer e aplicar os fundamentos de prevenção das doenças e acidentes de trabalho.
Identificar possíveis doenças relacionadas ao ambiente e processos de trabalho.
Aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho.
Reconhecer fatores de riscos ambientais.
Cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando o trabalhador quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais.
Coletar, organizar e estudar os dados estatísticos de acidentes de trabalho, doenças profissionais e do trabalho.
Calcular sua frequência e gravidade para propor ajustes de ações preventivas, normas, regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica que permitam a proteção coletiva e individual.
Investigar e analisar os acidentes de trabalho.
Reconhecer o tipo de socorro em caso de emergência.
Comunicar e registrar (através CAT- Comunicação de Acidente de Trabalho) os acidentes de trabalho.
Encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos.
Resultados de análises e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de divulgação para conhecimento e autoconhecimento do trabalhador.
Executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, com a participação dos trabalhadores.
Acompanhando e avaliando seus resultados a fim de sugerir atualização dos procedimentos.
Identificar medidas de segurança no armazenamento, transporte e manuseio de produtos, cargas e equipamentos.
Reconhecer e recomendar ao setor responsável o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva para as atividades fora do padrão.
Analisar e estabelecer critérios para escolha de equipamentos de proteção individual e coletiva.
Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndios e solicitar (na falta de) o PPCI – Programa de Prevenção Contra Incêndio.
Realizar o controle dos EPI’s e EPC’s entregues para funcionários com suprimentos.
Cobrar a utilização dos EPI’s e EPC’s objetivando segurança e saúde conforme normas de segurança.
Identificar a necessidade de sinalização nos ambientes de trabalho.
Preencher PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) em situações de desligamento e aposentadoria.
Com auxílio do Dep. de Projetos, contratar Projeto de Segurança do Trabalho. Liberar o serviço quando for o caso.
Instruir e elaborar documentos de segurança e treinar equipe da obra.
Jornada de trabalho


Requisitos necessários


Busca-se alguém que já tenha familiaridade com as atividades e esteja pronto para contribuir desde o início.


Outras Competências:
Proposta oferecida

Inclui registro em carteira, FGTS, INSS, férias remuneradas, 13º salário e todos os direitos trabalhistas assegurados.

* Estimativa gerada por IA com base no mercado de trabalho atual.

Benefícios oferecidos:
Nossos recrutadores ficarão atentos sobre seu interesse e disposição para este cargo e local.
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